Saúde e nutrição
A alimentação correta e o lema saúde vêm sendo debatidos e estudados a tempo, pois uma boa alimentação está totalmente ligada à nossa saúde. Algumas perturbações alimentares estão relacionadas à maneira de alimentação feita.
Algumas doenças estão associadas à nossa nutrição, sendo que podem estar relacionadas a uma má alimentação que já vem desde criança, podendo ocasionar algum problema de saúde no futuro.
Vendo esses fatos, qual seria então a forma mais adequada de alimentação saudável?
A Organização Mundial de Saúde sugere metas de consumo de alimentos específicos, sendo estes alimentos identificados em função dos nutrientes que se pretendam abranger. Entre esses nutrientes podemos destacar
os MACRONUTRIENTES, MICRONUTRIENTES, ACIDO FOLICO, VITAMINA E, VITAMINA C.
MACRONUTRIENTES: são componentes presentes na alimentação de fundamental importância para o organismo. Este grupo compreende os carboidratos, proteínas e lipídeos (ou gorduras) e são responsáveis por fornecer 90% do peso seco da dieta e 100% de sua energia.
MICRONUTRIENTES: são nutrientes necessários para a manutenção do organismo, embora sejam requeridos em pequenas quantidades, de miligramas a microgramas. Fazem parte deste grupo as Vitaminas e os Minerais, os quais são essenciais e devem estar diariamente presentes na alimentação.
ACIDO FÓLICO: é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
ACIDO FÓLICO: é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
VITAMINA E: conhecida como tocoferol, é uma vitamina lipossolúvel (solubilidade em lipídios). Desta forma, ela precisa de gorduras (que nós ingerimos nos alimentos) para ser absorvida pelo organismo.
VITAMINA C: É essencial para a formação, crescimento e reparo de osso, pele e tecido conjuntivo (que se liga aos outros tecidos e órgãos e inclui tendões, ligamento e vasos sanguíneos). A vitamina C ajuda a manter dentes e gengivas saudáveis. Ela ajuda o organismo a absorver o ferro, que é necessário para formar os glóbulos vermelhos do sangue. A vitamina C também ajuda a curar queimaduras e ferimentos.
Aconselha-se ingerir frutas, verduras e alimentos saudáveis como, arroz integral ou parabolizado, feijão, grão de bico, lentilha e principalmente muita água.
Com a alimentação correta e sempre ingerindo as vitaminas que o corpo necessita, evitamos várias enfermidades e doenças. Por isso, há dez passos a serem seguidos para ter uma boa saúde:
1. Consuma alimentos variados, em 4 refeições ao dia. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;
2. Mantenha um peso saudável e evite ganhar peso após os 20 anos. Evite também o aumento da cintura;
3. Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;
4. Coma arroz e feijão todos os dias acompanhado de legumes e vegetais folhosos;
5. Coma 4 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;
6. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes.
7. Nos lanches, coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos;
8. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e produtos como salame, mortadela e presunto, que contêm muito sal. Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsinha e cebolinha. Alimentos ingeridos na sua forma natural como feijão, arroz, frutas, grãos e verduras têm pouquíssimo sal;
9. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tortas e refeições;
10. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura, pelo menos 3 vezes por dia.