Close

22 de maio de 2019

Saúde e nutrição

A ali­men­tação cor­reta e o lema saúde vêm sendo debati­dos e estu­da­dos a tempo, pois uma boa ali­men­tação está total­mente lig­ada à nossa saúde. Algu­mas per­tur­bações ali­menta­res estão rela­cionadas à maneira de ali­men­tação feita.
Algu­mas doenças estão asso­ci­adas à nossa nutrição, sendo que podem estar rela­cionadas a uma má ali­men­tação que já vem desde cri­ança, podendo oca­sionar algum prob­lema de saúde no futuro.
Vendo esses fatos, qual seria então a forma mais ade­quada de ali­men­tação saudável?
A Orga­ni­za­ção Mundial de Saúde sug­ere metas de con­sumo de ali­men­tos especí­fi­cos, sendo estes ali­men­tos iden­ti­fi­ca­dos em função dos nutri­entes que se pre­tendam abranger. Entre esses nutri­entes podemos destacar
os MACRONU­TRI­ENTESMICRONU­TRI­ENTESACIDO FOLICOVIT­A­M­INA E, VIT­A­M­INA C.
MACRONU­TRI­ENTES: são com­po­nentes pre­sentes na ali­men­tação de fun­da­men­tal importân­cia para o organ­ismo. Este grupo com­preende os car­boidratos, pro­teí­nas e lipídeos (ou gor­duras) e são respon­sáveis por fornecer 90% do peso seco da dieta e 100% de sua energia.
MICRONU­TRI­ENTES: são nutri­entes necessários para a manutenção do organ­ismo, emb­ora sejam requeri­dos em peque­nas quan­ti­dades, de miligra­mas a micro­gra­mas. Fazem parte deste grupo as Vit­a­m­i­nas e os Min­erais, os quais são essen­ci­ais e devem estar diari­a­mente pre­sentes na ali­men­tação.
ACIDO FÓLICO: é uma vit­a­m­ina hidrossolúvel per­ten­cente ao com­plexo B para a for­mação de pro­teí­nas estru­tu­rais e hemoglobina.
VIT­A­M­INA E: con­hecida como tocoferol, é uma vit­a­m­ina lipos­solúvel (sol­u­bil­i­dade em lipí­dios). Desta forma, ela pre­cisa de gor­duras (que nós inge­r­i­mos nos ali­men­tos) para ser absorvida pelo organismo.
VIT­A­M­INA C: É essen­cial para a for­mação, cresci­mento e reparo de osso, pele e tecido con­jun­tivo (que se liga aos out­ros teci­dos e órgãos e inclui tendões, lig­a­mento e vasos san­guí­neos). A vit­a­m­ina C ajuda a man­ter dentes e gen­gi­vas saudáveis. Ela ajuda o organ­ismo a absorver o ferro, que é necessário para for­mar os glóbu­los ver­mel­hos do sangue. A vit­a­m­ina C tam­bém ajuda a curar queimaduras e ferimentos.
Aconselha-​se ingerir fru­tas, ver­duras e ali­men­tos saudáveis como, arroz inte­gral ou parab­o­lizado, fei­jão, grão de bico, lentilha e prin­ci­pal­mente muita água.
Com a ali­men­tação cor­reta e sem­pre ingerindo as vit­a­m­i­nas que o corpo neces­sita, evi­ta­mos várias enfer­mi­dades e doenças. Por isso, há dez pas­sos a serem segui­dos para ter uma boa saúde:
1. Con­suma ali­men­tos vari­a­dos, em 4 refeições ao dia. Pular refeições não ema­grece e prej­u­dica a saúde;
2. Man­tenha um peso saudável e evite gan­har peso após os 20 anos. Evite tam­bém o aumento da cintura;
3. Faça ativi­dade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e out­ras atividades;
4. Coma arroz e fei­jão todos os dias acom­pan­hado de legumes e veg­e­tais folhosos;
5. Coma 4 a 5 porções de fru­tas, todos os dias, na forma natural;
6. Reduza o açú­car. Evite tomar refrigerantes.
7. Nos lanches, coma fru­tas ao invés de bis­coitos, bolos e salgadinhos;
8. Coma pouco sal. Evite ali­men­tos enlata­dos e pro­du­tos como salame, mor­tadela e pre­sunto, que con­têm muito sal. Evite adi­cionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsinha e cebolinha. Ali­men­tos ingeri­dos na sua forma nat­ural como fei­jão, arroz, fru­tas, grãos e ver­duras têm pouquís­simo sal;
9. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tor­tas e refeições;
10. Tome leite e coma pro­du­tos lácteos com baixo teor de gor­dura, pelo menos 3 vezes por dia.
Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
chirie auto chisinau ssss