O que preciso saber sobre o COVID-19?
O COVID-19 ou Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro na China. O ministério da Saúde relada que os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A transmissão é por via respiratória ou gotículas, ou seja de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque das mãos, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro que é a transmissão Direta, porém essa transmissão pode ser Indireta, através de objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador entre outros.
Os sintomas mais comuns são: sintomas gripais, dores no corpo, dor de garganta ou cabeça, tosse, febre e dificuldade para respirar, também podem aparecer sintomas gastrointestinais como náusea e vômito.
Cabe lembrar que existem pessoas assintomáticas, ou seja está contaminadas com o vírus, porém não desenvolvem sintomas.
Existem Grupos de Risco, que são as pessoas que geralmente sofrem com a forma mais graves da Infecção, podem ser citados alguns exemplos: pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos como hipertensos, diabéticos, Renais crônicos, portadores de doenças respiratórias graves, pacientes imunodeprimidos, portadores de doenças autoimunes e gestantes, entre outros.
A maior forma de evitar a doença é a prevenção, através da Higiene mãos (lavagem com agua e sabão e uso de álcool gel), etiqueta da tosse, higiene dos ambientes e objetos (com álcool 70% ou agua sanitária diluída em água), evitar ambientes com aglomeração e se tiver contato com o meio externo mantenha ainda mais rigorosas as medidas preventivas.
•Daiana Pezenti
Gostou da nossa nova matéria? Gostaria de saber mais ou entrar em contato? Então, clique aqui!!!