Close

5 de agosto de 2022

JANTA E QUALIDADE DO SONO, ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE ELES

Primeiramente, deixo claro que comer carboidrato a noite não engorda. O que faz engordarmos é o excesso de calorias, consumir mais calorias do que gastamos. Porém, o horário em que você for realizar a sua ultima refeição irá refletir muito na qualidade do seu sono, consequentemente na regulação hormonal e no seu emagrecimento.

À noite temos uma maior resistência à ação da insulina e a secreção da mesma, favorecendo para um descontrole glicêmico. Se for ingerido uma alta quantidade de alimentos neste período, ou seja, à noite, gera um acúmulo de gordura corporal, devido a redução do ácido clorídrico e de enzimas digestivas. E, devido a tudo isso, a qualidade do sono fica reduzida, acompanhada muitas vezes de uma distensão abdominal, refluxo, azia e dor.

Preservar a qualidade do sono é necessidade, é algo vital para o funcionamento do nosso corpo. Quem não consegue descansar o suficiente proveniente de uma noite mal dormida, passa o dia estressado, busca por alimentos mais calóricos e palatáveis, devido a desregulação hormonal e possui maiores níveis de cortisol e mais resistência à insulina, favorecendo o acumulo da gordura visceral.

O ideal mesmo é realizar a sua ultima refeição pelo menos 3 a 4 horas (dependendo do que for consumido) antes de ir dormir, para evitar todos estes desconfortos e alterações metabólicas.

 

 

•Karina Pereira (Nutricionista Acqua Centro)

 

 

Gostou da nossa nova matéria? Gostaria de saber mais ou entrar em contato? Então, clique aqui!!!

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
chirie auto chisinau ssss