A importância da mobilidade articular!
A mobilidade articular pode ser definida como a capacidade que as articulações tem de executar movimentos de pequena e grandes amplitudes.
Mobilidade consiste na capacidade de mover um segmento corporal num amplo arco de movimento. Este conceito está intimamente ligado ao movimento voluntário, ao contrário da flexibilidade que é um conceito essencialmente passivo.
Alguns benefícios no trabalho da mobilidade articular:
1.Prevenção de lesões
A aplicação de movimentos em posições inapropriadas sem dúvidas trará a ocorrência de lesões e disfunções musculares. O movimento articular livre proporciona um ajuste adequado para suportar as cargas e volume do treinamento.
2.Eficiência na produção de movimento
Pense em uma engrenagem, quanto mais limpa (livre) mais eficiente ela será na execução do movimento, seguindo essa analogia a correta movimentação em uma amplitude adequada das articulações melhorará a execução trazendo mais qualidade para o movimento.
3.Melhora a performance:
Ter uma boa mobilidade articular irá possibilitar ao individuo maior liberdade para que os músculos executem os movimentos, melhorando o desempenho nas funções básicas e fundamentais do corpo. O trabalho irá propiciar melhorar da coordenação motora e estabilização articular trazendo o aumento da performance física.
Como posso melhorar?
Podemos melhorar o trabalho articular utilizando técnicas específicas de movimento, exercícios simples desenvolvidos especialmente para essa finalidade. Esses exercícios são bem diferentes dos movimentos de flexibilidade e alongamentos que executamos nos programas de treino.
•Jeferson Luís Vanroo
Gostou da nossa nova matéria? Gostaria de saber mais ou entrar em contato? Então, clique aqui!!!