Close

24 de maio de 2020

O acordeon e seus sotaques (parte 2)

Se buscarmos sua origem, vamos encontrar um antigo instrumento de sopro chinês, inventado há cerca de 4700 anos, o cheng. Era uma espécie de órgão de boca cujo formato lembrava uma fênix, formado por uma cabaça que funcionava como câmara de ar, em cuja parte superior localizavam-se perfurações onde eram fixados tubos de bambu dispostos em um feixe circular. A quantidade variava, embora fosse mais utilizado o cheng com 17 tubos. Cada tubo recebia uma lingueta ou palheta para produzir o som, presa por uma extremidade e solta na outra, vibrando livremente quando comprimida pelo ar. Por meio de uma espécie de canudo existente na cabaça, o músico soprava o ar, abastecendo constantemente o cheng, enquanto tapava com os dedos os pequenos orifícios existentes na parte inferior dos tubos. O músico tapava e liberava os orifícios, de acordo com a música executada, com possibilidade de formar acordes. O cheng também recebeu várias denominações, de acordo com a região onde era usado: schonofouye, hounofouye, tcheng, khen, tam kim, yu, tchao, ho, sho. Atualmente, o cheng evoluiu das 17 para 21, 24 e 36 palhetas, e é parte importante nas orquestras de instrumentos tradicionais chineses. Também é executado a solo ou em orquestras modernas.
Por ter sido o primeiro aerofone de palheta livre idealizado e construído, o cheng é considerado o precursor do harmônio, do acordeão e das gaitas. Não há comprovação histórica para as versões que apontam a chegada do cheng à Europa, levado por Marco Polo, ou para a Rússia ocidental, pelos tártaros. Há notícias de que o cheng foi levado para a Europa no final do século XVIII, provocando a experimentação com palhetas livres por pesquisadores e construtores de instrumentos no Ocidente. Essas experimentações foram importantes porque o posicionamento da palheta livre desenvolvida no Ocidente, diferente da forma asiática, dispensou o uso de um ressonador adicional, o que possibilitou agrupar uma dúzia, ou mesmo centenas de palhetas em um pequeno instrumento musical portátil, característica fundamental para a popularidade do acordeão e das gaitas de boca no mundo inteiro.

 

Bibliografia:
SESC/Serviço Social do Comércio Departamento Nacional
Rio do Janeiro, agosto 2011

 

 

•Jacques Farias

 

 

Gostou da nossa nova matéria? Gostaria de saber mais ou entrar em contato? Então, clique aqui!!!

 

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons
Chirie autoChirie Auto Chisinau ssss