O acordeon e seus sotaques (parte 2)
Se buscarmos sua origem, vamos encontrar um antigo instrumento de sopro chinês, inventado há cerca de 4700 anos, o cheng. Era uma espécie de órgão de boca cujo formato lembrava uma fênix, formado por uma cabaça que funcionava como câmara de ar, em cuja parte superior localizavam-se perfurações onde eram fixados tubos de bambu dispostos em um feixe circular. A quantidade variava, embora fosse mais utilizado o cheng com 17 tubos. Cada tubo recebia uma lingueta ou palheta para produzir o som, presa por uma extremidade e solta na outra, vibrando livremente quando comprimida pelo ar. Por meio de uma espécie de canudo existente na cabaça, o músico soprava o ar, abastecendo constantemente o cheng, enquanto tapava com os dedos os pequenos orifícios existentes na parte inferior dos tubos. O músico tapava e liberava os orifícios, de acordo com a música executada, com possibilidade de formar acordes. O cheng também recebeu várias denominações, de acordo com a região onde era usado: schonofouye, hounofouye, tcheng, khen, tam kim, yu, tchao, ho, sho. Atualmente, o cheng evoluiu das 17 para 21, 24 e 36 palhetas, e é parte importante nas orquestras de instrumentos tradicionais chineses. Também é executado a solo ou em orquestras modernas.
Por ter sido o primeiro aerofone de palheta livre idealizado e construído, o cheng é considerado o precursor do harmônio, do acordeão e das gaitas. Não há comprovação histórica para as versões que apontam a chegada do cheng à Europa, levado por Marco Polo, ou para a Rússia ocidental, pelos tártaros. Há notícias de que o cheng foi levado para a Europa no final do século XVIII, provocando a experimentação com palhetas livres por pesquisadores e construtores de instrumentos no Ocidente. Essas experimentações foram importantes porque o posicionamento da palheta livre desenvolvida no Ocidente, diferente da forma asiática, dispensou o uso de um ressonador adicional, o que possibilitou agrupar uma dúzia, ou mesmo centenas de palhetas em um pequeno instrumento musical portátil, característica fundamental para a popularidade do acordeão e das gaitas de boca no mundo inteiro.
Bibliografia:
SESC/Serviço Social do Comércio Departamento Nacional
Rio do Janeiro, agosto 2011
•Jacques Farias
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